Na figura 1 mostra o cenário no qual os tópicos de comunicação de dados e mobilidade sem fio. No contexto geral para abranger uma ampla faixa de redes, entre elas LANs sem fio como a IEEE 802.11 de redes celulares como uma rede 3G, mais detalhes de arquitetura sem fio em seções posteriores. Podemos identificar os seguintes elementos em uma rede sem fio.
Figura 1
- Hospedeiro sen fio. São os equipamentos de sistemas finais que execultam aplicações, pode ser uma laptop, um palmetop, um PDA, um telefone ou um computador de mesa. Os próprios hospedeiros podem ser ou não ser móveis.
- Enlaces sem fio. Diferentes taxas de transmissão e podem transmitir a distâncias diferentes, A figura 2 mostra algumas das características fundamentais dos padrões de enlace sem fio mais populares.
- Estação-base: É a parte fundamental da infra-estrutura de rede sem fio. Diferentimente dos hospedeiros e enlaces sem fio, uma estação-base não tem nenhuma contraparte óbvia em uma rede cabeada. Uma estação-base é responsável pelo envio e recebimento de dados (por exemplo, pacotes), frequentimente será responsável pela coordenação da trnsmissão de vários hospedeiros com uma estação-base, isso quer dizer que, (1) o hospedeiro está dentro do alcance de comunicação sem fio da estação-base e (2) o hospedeiro usa a estação-basepara retransmitir dados entre ele (o hospedeiro) e a rede maios. Exemplos : torres de celulares em redes celulares e pontos de acesso em uma LAN sem fio 802.11
fonte: James F. kurose, keith W. Ross, Redes de computadores e a internet, 3ª edição



